Antibióticos Podem Aumentar Risco de Doença Inflamatória
Estudo aponta que antibióticos podem aumentar risco de doença inflamatória intestinal
Em 2019, cerca de 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com doença inflamatória intestinal (DII) – uma doença crônica que afeta o trato digestivo. As duas principais formas de DII são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Atualmente, não há cura para a DII e os cientistas ainda não têm certeza sobre a causa exata da condição.
Impacto dos antibióticos na barreira protetora do intestino
Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan, em Israel, realizaram um estudo que aponta que antibióticos como ampicilina, metronidazol, neomicina e vancomicina danificam a camada protetora de muco no trato digestivo, aumentando potencialmente o risco de inflamação intestinal.
Descobertas surpreendentes
O estudo revelou que o impacto negativo dos antibióticos na barreira de muco intestinal não se deve a alterações no microbioma intestinal, mas sim a alterações diretamente nas células da parede intestinal responsáveis pela produção de muco.
Novas perspectivas e desafios
Os resultados do estudo abrem novas perspectivas sobre o uso de antibióticos e a relação com o desenvolvimento de doenças como a DII. Mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas e entender melhor como os antibióticos afetam diretamente as células humanas.
Referências
Referência: https://www.medicalnewstoday.com/articles/common-antibiotics-may-increase-ibd-risk-by-damaging-key-gut-layer